Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes:

Perdi o sinal da TV Digital. O que eu faço?

Se anteriormente você conseguia sintonizar os canais digitais e não está conseguindo mais, é provável que haja um problema na instalação do seu televisor e da antena.

Por este motivo, preparamos um roteiro básico de verificação.

1 – Roteiro básico de verificação.

Abaixo, seguem alguns procedimentos que podem ser realizados por você, somente se tiver conhecimento técnico. Caso não tenha segurança para executá-los, contate um antenista de sua confiança:

  • Verifique com vizinhos de sua rua ou do condomínio onde reside e que assistam à TV Digital se também estão com o mesmo problema (perda de sinal)
  • Verificar se o cabo coaxial (entre a antena e o televisor) está partido.
  • Verificar se o cabo coaxial está firmemente conectado à antena.
  • Verificar se o cabo da antena está conectado ao televisor, na entrada da antena. No painel traseiro do televisor, a entrada da antena é indicada por uma destas palavras: ANTENNA IN; VHF/UHF; RF IN.
  • Verificar se todos os conectores estão fixados firmemente.
  • Faça a busca de canais em seu televisor. Se não souber como realizar este procedimento, consulte o manual ou contate o fabricante do seu televisor.

Importante:
Se você estiver usando uma antena interna e estes procedimentos não funcionarem, contate um antenista de sua confiança e instale uma antena externa e verifique novamente os pontos acima relacionados (conectores, cabos, etc.)

Se você reside em um condomínio, peça ao síndico ou zelador para contatar um antenista e verificar as condições da antena coletiva.

Lembre-se de que sempre que alterar a posição da antena, você deverá realizar a busca de canais em seu televisor. Se não souber como realizar este procedimento, contate o fabricante de seu televisor.

OBSERVAÇÃO: RETIRE O TELEVISOR DA TOMADA ELÉTRICA PARA VERIFICAR AS CONEXÕES NO PAINEL TRASEIRO

2 – Dicas importantes:

  • Cuidados ao comprar uma antena UHFA antena UHF é bastante simples, mas você tomar alguns cuidados ao comprá-la.

    Verifique se a antena UHF é construída usando somente um tipo de material. Por exemplo: estrutura de alumínio e rebites de alumínio nas junções.

    O uso de materiais diferentes (por exemplo, estrutura e varetas de alumínio e rebites de aço) produz a chamada “corrosão galvânica” que, de uma forma bastante simplificada, é ocasionada pelo contato entre diferentes tipos de metais, interferindo na recepção do sinal de TV.

    Este é um ponto que poucos antenistas (ou lojistas) prestam atenção ao instalar (ou vender) uma antena e, muitas vezes, uma antena pode aparentemente estar em bom estado, mas seus pontos de contato estão oxidados, ocasionando perda do sinal.

    Lembre-se também:

    • Não há “receita mágica” para antenas UHF. Portanto, não compre antenas que prometem resolver todos os problemas de recepção do sinal de TV.

    • Ao comprar uma antena UHF escolha um modelo simples e de boa qualidade.

  • Cabo coaxialO cabo mais adequado é o RG59 ou RG6 com no mínimo 60% de malha (quanto mais alta a porcentagem (%) de malha, mais eficiente é o cabo, para condução do sinal da antena para o seu televisor). Cabos com pouca porcentagem (%) de malha ocasionam a perda de sinal).
  • Busca de canaisSempre faça a busca de canais em seu televisor após revisar a antena, seja interna ou externa. Se não souber como realizar este procedimento, consulte o manual ou contate o fabricante do seu televisor.

SAIBA MAIS:

Não quero mais pagar a mensalidade da TV a cabo. O que eu faço?

Para não pagar mais mensalidade para assistir aos canais da TV Aberta, você deve usar em sua casa a TV Aberta Digital.

Para assistir à TV Aberta Digital, você precisará de:

  • Um televisor com conversor integrado (se o seu televisor foi fabricado no Brasil a partir de 2011, ele já tem o conversor) ou comprar um conversor e instalar no seu televisor;
  • Uma antena UHF simples.


Para quem eu devo ligar?

Para ter o sinal da TV Aberta Digital, você não precisa ligar para ninguém. Basta instalar uma antena UHF e verificar se o seu televisor já tem o conversor digital integrado. Se o seu televisor foi fabricado antes de 2011, ou se ainda é de tubo, você precisará também comprar um conversor digital para receber o sinal.

Mas não se preocupe o custo do conversor e da antena são muito baixos, pela qualidade da imagem e você não precisará pagar mensalidade para assistir à TV Digital.

SAIBA MAIS:

Comprei um televisor fora do Brasil. Posso assistir à TV Digital Aberta?

Se você tem um televisor comprado fora do Brasil, é necessário conectar um conversor digital na entrada HDMI (quando disponível) ou na entrada de vídeo composto ou de vídeo componente.

Esse procedimento é necessário pois os padrões de transmissão do sinal de TV podem não ser compatíveis com o sistema de TV digital usado no Brasil.

Esta solução deve ser usada para quem tem um televisor fabricado no Brasil mas sem conversor digital.

Para saber como instalar um conversor digital, clique aqui.

SAIBA MAIS:

Quando chegará o sinal da TV Digital Aberta na minha cidade?

Se o sinal de TV Digital Aberta ainda não está disponível na sua cidade, há um prazo para que ela  receba o sinal. O Ministério das Comunicações publicou a Portaria 481 de 2014, que estabelece os prazos para implantação do sinal digital nas cidades brasileiras.

Clique aqui, para ver o cronograma para implantação do sinal de TV Digital Aberta em sua cidade.

Tem sinal de TV Digital Aberta na minha cidade?

Para descobrir se há sinal de TV Digital na reugião onde você mora, clique aqui.

Se o sinal está disponível, veja nos links abaixo como receber o sinal na sua casa.

Porém, se o sinal de TV Digital Aberta ainda não está disponível, há um prazo para que sua cidade receba o sinal. O Ministério das Comunicações publicou a Portaria 481 de 2014, que estabelece os prazos para implantação do sinal digital nas cidades brasileiras.

Clique aqui, para ver o cronograma para implantação do sinal de TV Digital Aberta em sua cidade.

SAIBA MAIS:

Posso assistir à TV Digital Aberta no meu televisor de tubo?

Sim, você pode assistir à TV Digital Aberta no seu televisor de tubo.

Basta utilizar um conversor digital externo e uma antena UHF.

Clique aqui para descobrir como assistir à TV Digital Aberta em seu TV de tubo.


SAIBA MAIS: