Diferenças entre TV Digital Aberta e TV Digital “por assinatura”

Muitas pessoas confundem a TV Digital ABERTA com TV digital “por assinatura”. Por este motivo, é importante explicar alguns conceitos básicos sobre TV DIGITAL ABERTA e TV digital “por assinatura”, conforme indicamos a seguir:

1 – TV aberta

A TV aberta é um serviço oferecido gratuitamente à população pelas emissoras de televisão abertas (Band, Globo, Record, Record News, Rede TV, Rede Vida, SBT, TV Aparecida, TV Brasil, TV Cultura, TV Gazeta, etc.).

Atualmente, há dois tipos de serviços de TV aberta:

a) TV Aberta ANALÓGICA

O serviço de TV aberta analógica foi inaugurado no Brasil em 1950. Em 1972 foi iniciada a transmissão em cores. Com o avanço tecnológico, a geração de imagens e a transmissão do sinal de TV (das emissoras para as residências) foram aperfeiçoadas ao seu limite máximo, sendo necessária a mudança para uma plataforma mais moderna, que é representada pela TV Digital Aberta, próximo tópico deste artigo.

A TV Aberta Analógica é o principal meio de comunicação existente e sua cobertura atinge 95% da população brasileira.

Como o telespectador recebe o sinal de TV ANALÓGICA Aberta?

O canal de televisão aberta transmite o sinal de TV ANALÓGICA ABERTA para sua residência por meio de uma antena de transmissão de sinal de TV. Este sinal “viaja pelo ar” e o telespectador o recebe em sua residência por meio de uma antena VHF (externa, interna ou coletiva) conectada diretamente em seu televisor.

b) TV DIGITAL Aberta

O serviço de TV DIGITAL Aberta é a evolução da TV ANALÓGICA Aberta. Ele surgiu a partir da necessidade de usar uma plataforma de transmissão do sinal de TV que permita ao telespectador ter acesso aos recursos que não estão disponíveis na TV ANALÓGICA Aberta. Por exemplo, programas em HD (alta definição), interatividade e a possibilidade de assistir à televisão em aparelhos móveis (mini TVs, celulares com recurso de recepção do sinal de TV DIGITAL Aberta, televisores em automóveis, etc).

A TV DIGITAL Aberta é, assim como a TV ANALÓGICA Aberta, um serviço totalmente gratuito oferecido à população pelos canais de televisão abertos. Nos canais de alcance nacional, a grande maioria da programação já é em HD (alta definição). Ou seja, este serviço já oferece a programação em HD (alta definição) de forma gratuita.

Como o telespectador recebe o sinal de TV DIGITAL Aberta?

O canal de televisão aberta transmite o sinal de TV DIGITAL ABERTA para sua residência por meio de uma antena de transmissão de sinal de TV. Este sinal “viaja pelo ar” e o telespectador o recebe em sua residência por meio de uma antena UHF (externa, interna ou coletiva) conectada diretamente em um televisor com conversor digital integrado. Caso o televisor não possua o conversor digital integrado, você deve utilizar um conversor digital para TV ABERTA conectado ao seu televisor.

ATENÇÃO:

Para facilitar o entendimento do texto, convencionamos que a TV Digital ABERTA usa um CONVERSOR DIGITAL para receber o sinal e a TV POR ASSINATURA usa um DECODIFICADOR.

Porém, é muito comum que as operadoras de TV por assinatura chamem o “decodificador” de “conversor”.

Independentemente da denominação, o que importa é que o conversor da TV DIGITAL ABERTA é totalmente distinto do decodificador (ou conversor) usado pelas operadoras de TV “por assinatura”.


2 – TV “por assinatura”

A TV “por assinatura”, “a cabo”, entre outras denominações possíveis, é um serviço de acesso ao conteúdo de canais de televisão abertos (Band, Globo, Record, Rede TV, Rede Vida, SBT, TV Aparecida, TV Brasil, TV Cultura, TV Gazeta etc.) e dos canais “fechados” ou “pagos” (ESPN, Discovery, FOX, NatGeo, etc.) por meio do pagamento de mensalidade.

O serviço de TV “por assinatura” utiliza também a transmissão do sinal por tecnologia digital. Porém, este sinal chega à residência do telespectador por meio de uma antena parabólica especial ou um cabo conectado ao DECODIFICADOR que, por sua vez, é conectado ao televisor.

As operadoras de TV “por assinatura” oferecem, de forma resumida, dois tipos de serviços:

a) TV Digital “por assinatura” – somente o sinal de transmissão é digital e isto não implica que a programação seja enviada para o telespectador em HD (alta definição).

b) TV Digital HD “por assinatura” – neste serviço, as operadoras de TV “por assinatura” enviam para o telespectador a programação em HD (alta definição), quando disponível neste formato. É um serviço que possui um custo mais alto que o TV Digital “por assinatura” e necessita de um “decodificador” específico para receber o sinal em HD (alta definição).


Tabela comparativa entre TV ABERTA e TV “por assinatura”

Para facilitar seu entendimento, criamos esta tabela comparativa entre os dois serviços de TV:

  SERVIÇO GRATUÍTO SERVIÇO PAGO

 

TV ANALÓGICA ABERTA TV DIGITAL ABERTA TV DIGITAL "POR ASSINATURA" TV DIGITAL HD "POR ASSINATURA"
É HD? NÃO SIM NÃO SIM
É gratuíto? SIM SIM NÃO NÃO
Canais disponíveis canais da TV aberta canais da TV aberta canais da TV aberta + canais fechados do plano contratado canais da TV aberta + canais fechados do plano contratado
É gratuíto? SIM SIM NÃO NÃO
Forma de recepção do sinal antena VHF antena UHF cabo/antena parabólica específica de cada operadora de TV "por assinatura" cabo/antena parabólica específica de cada operadora de TV "por assinatura"
Equipamento necessário Televisor Televisor com conversor digital integrado OU televisor com conversor digital Televisor e um DECODIFICADOR Televisor e um DECODIFICADOR para o pacote HD.