A TV Digital Aberta permite a interação do telespectador com o programa que está assistindo e utilizar serviços disponíveis por meio do sinal da TV. Este recurso da TV Digital Aberta é conhecido como interatividade.

O que isto significa?
Com esse recurso, você pode ver informações detalhadas do programa, responder perguntas, conhecer melhor produtos e serviços que você deseja comprar e ter acesso a informações sobre serviços do governo e de utilidade pública.

Por exemplo, em uma novela basta usar o controle remoto para ver o resumo do capítulo anterior e obter informações sobre atores e personagens. Se você gosta de reality shows, além de ver o perfil de cada participante, você também pode se atualizar sobre os últimos acontecimentos do programa; conhecer os produtos dos patrocinadores, etc.

Já em um jogo de futebol você pode ter acesso às estatísticas do jogo que está sendo transmitido; conferir a escalação do seu time; ver o resumo dos principais momentos da partida e conferir a classificação no campeonato.

Além dos aplicativos relacionados aos programas das emissoras, existem os aplicativos de utilidade pública, tais como consulta à situação das rodovias, trânsito, previsão do tempo, etc.

A interatividade da TV Digital permite que a população tenha acesso à serviços públicos tais como consulta ao saldo no banco; marcação de consultas médicas na rede pública; declaração do IR; ensino e treinamento a distância etc. O governo brasileiro vem fazendo testes com a interatividade para facilitar a vida da população, permitindo realizar, através da TV, atividades que antes eram exclusivas para quem tivesse um computador.

No futuro, com o maior número de TVs e conversores digitais ligados à Internet, será possível ampliar essa interatividade, permitindo participar de votações em reality shows ou até mesmo fazer compras de produtos e serviços que estão sendo anunciados utilizando apenas o controle remoto.

A interatividade da TV Digital Aberta substitui a internet?
Não. A interatividade da TV Digital não substitui a internet. Porém, muitas das funções executadas por meio da internet você também pode fazer por meio da interatividade da TV Digital.

O sinal da TV Digital Aberta está presente em diversas regiões onde não há serviço de internet. Como muitos dos recursos de interatividade foram pensados para a população de baixa renda, tais como o acesso à informação e aos serviços públicos, a exibição do conteúdo interativo não depende de ter sinal de Internet em sua casa, pois tudo é atualizado pelo próprio sinal da TV Digital. Somente recursos interativos mais avançados dependem do acesso à Internet.

Como funciona a interatividade?
A interatividade na TV Digital Aberta é possível porque todos os televisores fabricados aqui a partir de 2013 permitem executar interatividade feita em “Ginga”, que é uma linguagem de desenvolvimento de aplicativos criada no Brasil.

Alguns canais de televisão, além de enviar o sinal da TV Digital Aberta para sua casa, enviam também um sinal com aplicativos interativos. Um televisor que tenha o selo DTVi (ou seja, que tem “Ginga”) é capaz de executar estes aplicativos.

Quando um programa tiver um aplicativo de interatividade, aparecerá no alto da tela um ícone indicando que há interatividade disponível. Se você quiser ver o conteúdo interativo do programa de TV, basta pressionar a tecla vermelha (ou tecla OK) do controle remoto do seu televisor ou conversor digital.

Saiba mais
Antena UHF
Como assistir à TV Digital Aberta
Cuidados ao comprar seu televisor