A TV digital aberta brasileira tem a vantagem da mobilidade, recurso que possibilita assistir à televisão no celular, no tablet, na televisão, no automóvel ou em qualquer outro dispositivo portátil ou móvel, enquanto se desloca.
A mobilidade permite que os indivíduos acompanhem a sua programação de TV predileta em automóveis, trens e ônibus sem perder a qualidade por causa do movimento. O mercado brasileiro já dispõe de ampla oferta de sintonizadores para computadores, receptores para carros, celulares e tablets com recepção de TV digital.
No Brasil, o sinal móvel para TV digital é gratuito e fornecido pelas próprias emissoras abertas utilizando uma tecnologia conhecida como “1 Seg”, que é próprio para celulares e dispositivos portáteis com telas pequenas. Parece algo relativamente simples, mas nos Estados Unidos e nos países europeus as pessoas devem pagar para assistir à TV no celular ou em outro aparelho móvel ou portátil.
Na TV digital, a alta definição da imagem (ou High Definition Television, HDTV) significa transmissão com a nitidez e formato de telawidescreen, que tem proporção 16:9, como as telas de cinema. No formato analógico, a imagem é transmitida na proporção 4:3, diminuindo o campo visual. Além disso, a imagem em alta definição possui mais que seis vezes a resolução da imagem de TV tradicional.
O som da sua TV também é em alta definição
O som da TV digital aberta também dá um salto de qualidade, trazendo a possibilidade de ter em casa o som de cinema. Enquanto a TV analógica trabalhava com um canal (mono) ou dois canais (estéreo) de áudio, a TV digital suporta até seis canais, o chamadoDolby Digital, que é igual ao utilizado nos home theaters.
A TV digital possui um sinal mais estável que a TV analógica, acabando com os chuviscos, fantasmas, interferências, chiados e cores borradas que costumam aparecer no sinal analógico. Para ter uma imagem nítida e clara na sua TV digital, você só precisa ter uma antena UHF simples, de boa qualidade.
O que é Multiprogramação?
Multiprogramação é um recurso da TV Digital, disponível nos canais das emissoras públicas de TV, que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV digital aberta. Ou seja, no mesmo horário, o telespectador pode assistir a diferentes programas em um único canal.
Por que a Multiprogramação é uma vantagem?
O recurso da Multiprogramação é aberto e gratuito ao brasileiro. Dentro do mesmo canal de uma emissora pública de TV digital, você pode assistir outros canais com programas diferentes, multiplicando as opções de entretenimento e informação.
Como acessar os canais?
O acesso às programações dos canais adicionais, quando estiver disponível a Multiprogramação, é feito manualmente pelo controle remoto. Confira como é fácil programar sua TV para receber o sinal:
1- Se o seu modelo de TV for mais antigo, basta conectá-lo a um conversor digital. É preciso, também, uma antena UHF. Se o modelo for mais novo, já possui conversor digital embutido;
Veja no site da DTV se sua TV já tem conversor embutido.
2- Com o controle remoto, selecione no Menu a opção “Buscar Canais” ou “Atualizar Canais”.
3- Para assistir aos canais digitais adicionais, basta digitar no controle remoto o número do canal, seguido de “.2”, “.3” ou “.4”
Exemplo:
TV Brasil – Canal Digital 2.1 (em São Paulo)
NBR – Canal 2.2 – digitar 2 + “•” (Tecla “Ponto”) + 2
TV Escola – Canal 2.3 – digitar 2 + “•” (Tecla “Ponto”) + 3
Canal Saúde – Canal 2.4 – digitar 2 + “•” (Tecla “Ponto”) + 3
TV Justiça – Canal Digital 64.1 (em São Paulo)
Ponto Jus – Canal 64.2 – digitar 2 + “•” (Tecla “Ponto”) + 2
Atenção:
Se o controle remoto não tiver a tecla “Ponto (“•”)”, você deverá digitar o número “0” (zero) no lugar.
Exemplo: canal 2.2 – digitar “202” (2 + 0 (Zero) + 2)
Para usar as setas ( é ou ê), ao invés de digitar o número do canal adicional no controle remoto, você deve verificar se o acesso à ele está habilitado na sua TV ou conversor. Consulte o manual do aparelho sobre como habilitar os canais adicionais para mudar pelas setas do controle.
Pronto, agora você tem mais opções de canais à disposição na TV da sua casa!
A TV Digital Aberta permite a interação do telespectador com o programa que está assistindo e utilizar serviços disponíveis por meio do sinal da TV. Este recurso da TV Digital Aberta é conhecido como interatividade.
O que isto significa?
Com esse recurso, você pode ver informações detalhadas do programa, responder perguntas, conhecer melhor produtos e serviços que você deseja comprar e ter acesso a informações sobre serviços do governo e de utilidade pública.
Por exemplo, em uma novela basta usar o controle remoto para ver o resumo do capítulo anterior e obter informações sobre atores e personagens. Se você gosta de reality shows, além de ver o perfil de cada participante, você também pode se atualizar sobre os últimos acontecimentos do programa; conhecer os produtos dos patrocinadores, etc.
Já em um jogo de futebol você pode ter acesso às estatísticas do jogo que está sendo transmitido; conferir a escalação do seu time; ver o resumo dos principais momentos da partida e conferir a classificação no campeonato.
Além dos aplicativos relacionados aos programas das emissoras, existem os aplicativos de utilidade pública, tais como consulta à situação das rodovias, trânsito, previsão do tempo, etc.
A interatividade da TV Digital permite que a população tenha acesso à serviços públicos tais como consulta ao saldo no banco; marcação de consultas médicas na rede pública; declaração do IR; ensino e treinamento a distância etc. O governo brasileiro vem fazendo testes com a interatividade para facilitar a vida da população, permitindo realizar, através da TV, atividades que antes eram exclusivas para quem tivesse um computador.
No futuro, com o maior número de TVs e conversores digitais ligados à Internet, será possível ampliar essa interatividade, permitindo participar de votações em reality shows ou até mesmo fazer compras de produtos e serviços que estão sendo anunciados utilizando apenas o controle remoto.
A interatividade da TV Digital Aberta substitui a internet?
Não. A interatividade da TV Digital não substitui a internet. Porém, muitas das funções executadas por meio da internet você também pode fazer por meio da interatividade da TV Digital.
O sinal da TV Digital Aberta está presente em diversas regiões onde não há serviço de internet. Como muitos dos recursos de interatividade foram pensados para a população de baixa renda, tais como o acesso à informação e aos serviços públicos, a exibição do conteúdo interativo não depende de ter sinal de Internet em sua casa, pois tudo é atualizado pelo próprio sinal da TV Digital. Somente recursos interativos mais avançados dependem do acesso à Internet.
Como funciona a interatividade?
A interatividade na TV Digital Aberta é possível porque todos os televisores fabricados aqui a partir de 2013 permitem executar interatividade feita em “Ginga”, que é uma linguagem de desenvolvimento de aplicativos criada no Brasil.
Alguns canais de televisão, além de enviar o sinal da TV Digital Aberta para sua casa, enviam também um sinal com aplicativos interativos. Um televisor que tenha o selo DTVi (ou seja, que tem “Ginga”) é capaz de executar estes aplicativos.
Quando um programa tiver um aplicativo de interatividade, aparecerá no alto da tela um ícone indicando que há interatividade disponível. Se você quiser ver o conteúdo interativo do programa de TV, basta pressionar a tecla vermelha (ou tecla OK) do controle remoto do seu televisor ou conversor digital.
Saiba mais
Antena UHF
Como assistir à TV Digital Aberta
Cuidados ao comprar seu televisor